Cirurgia Bucal

Dentes inclusos: A remoção de dentes inclusos ou retidos ou impactados é uma das cirurgias mais comumente realizadas em nossa clínica.

Os terceiros molares, que nascem por volta dos 16 aos 20 anos, também são conhecidos como dentes do SISO, ou seja, dentes do juízo, pois nesta idade se supõe que a pessoa já tenha idade para ter maturidade. Costuma nascer devagar, muitas vezes nem se nota. Pode causar algum desconforto no início e inflamações, facilmente controladas com uma boa higienização, bochechos e com anti-inflamatórios em alguns casos.

O dente do siso não deve ser extraído se não estiver causando problemas. Há situações onde a extração está indicada como, por exemplo: desajuste na oclusão (quando o dente do siso está entortando os outros dentes); quando está em posição incorreta e provocando problemas de inflamação recorrente; quando está com cárie profunda e não é possível fazer tratamento de canal (muitas vezes as raízes dos dentes do siso são curvas ou possuem formas que torna impossível o tratamento de canal).

Quando o dente do siso está parcialmente erupcionado pode apresentar dificuldades de higienização, acumulando restos de alimentos que causam inflamações ou infecção. Nestes casos pode ocorrer inchaço, mau hálito e dor no local, dificultando a mastigação e deglutição de alimentos. Quando há infecção pode haver gosto ruim na boca, dor de cabeça e febre. Nestes casos deve-se procurar o dentista imediatamente, pois muitas vezes é necessário usar antibiótico e anti-inflamatório. Após o desaparecimento dos sintomas agudos, a extração pode ser necessária, nos casos onde o problema possa persistir. Em outras situações, não há sintomas, mas o problema está lá, podendo haver formação de cistos ou neoplasias (tumores) originados a partir dos tecidos que revestem os dentes.

Dente extranumerário: Também chamado de supranumerário, são dentes que se formam além dos 32 elementos que normalmente devem estar presentes na arcada. Podem erupcionar parcial ou totalmente ou permanecer inclusos nos maxilares. Em geral, causam algum tipo de transtorno quando não “nascem” e então devem ser removidos cirurgicamente.

Enxertos ósseos: Devido à atrofia fisiológica e gradativa dos maxilares ocasionada pela perda dentária, torna-se necessário a de reconstrução óssea através de enxerto autógeno (retirado do próprio paciente) ou homógeno (osso de banco humano), visando à instalação de implantes que servirão de base para as próteses dentárias.

Caso 1 – Região anterior da Maxila

Caso 2 – Região posterior da mandíbula

Cirurgia com finalidade ortodôntica:

• Instalação de mini-implantes ou implantes: visa criar pontos de ancoragem para facilitar a movimentação ortodôntica.
  • Colagem de botão para tracionamento: Dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares, podem estar inclusos e cada caso deve ser cuidadosamente avaliado para estabelecer a melhor conduta: EXTRAIR ou “PUXAR” para a posição correta, através de aparelho ortodôntico.
  • Frenectomia labial: Algumas vezes deve ser removido ou reposicionado para facilitar o fechamento de diastemas (espaços) entre incisivos centrais.

Cirurgia com finalidade protética:

• Sulcoplastia: Visa o aumento da área de rebordo alveolar, para que a prótese se “encaixe” melhor.
  • Remoção de hiperplasia fibrosa: Após utilizar próteses totais removíveis por muitos anos é comum ocorrer a formação de hiperplasias fibrosas, que deverão ser removidas antes da confecção de nova prótese.
  • Frenectomia labial ou lingual: Quando o frênulo (ou freio) labial ou lingual interferem na inserção da prótese, eles devem ser removidos ou reposicionados para permitir a adaptação da prótese.
  • Exostoses, Tórus mandibular, Tórus palatino: Crescimentos ósseos bem delimitados podem interferir no assentamento de próteses removíveis e devem ser removidos antes de confeccioná-las.

Cirurgia paraendodôntica ou apical: visa a remoção de lesões inflamatórias, formadas na ponta da raiz dentária, em decorrência da necrose pulpar não tratada ou tratada de forma indevida, ou seja, devido a tratamento de canal insatisfatório.

Cirurgia com finalidade estética:

• Lábio duplo: visa a remoção de excesso de mucosa labial superior, formada em decorrência de presença exagerada de glândulas salivares menores nessa região.
  • Remoção de lesões vasculares (hemangioma ou varicosidade) na mucosa labial ou de pigmentação melânica em mucosa gengival, através de criocirurgia.
  • Remoção de hiperplasia gengival: a causa do aumento gengival pode estar relacionada ao traumatismo provocada por brackets ortodônticos ou devido ao uso de medicamentos como hidantoína e ciclosporina.
  • Remoção de Cicatriz labial: tecido fibroso que pode se formar em decorrência de traumatismos no lábio.

Cirurgia com finalidade diagnóstica:

• Biópsia incisional: remoção de parte do tecido visando o diagnóstico para posterior tratamento.
  • Biópsia excisional: remoção de toda a lesão, com objetivo de confirmar o diagnóstico clínico e ao mesmo tempo realizar o tratamento.

Cirurgia de Cistos dos maxilares:

• Tratamento conservador: realizada em lesões extensas, a descompressão ou marsupialização, visa diminuir a “pressão interna” e com o tempo reduzir o tamanho dela, para posteriormente realizar a sua completa remoção.
  • Tratamento radical: visa a remoção completa de lesão e é realizada em lesões menores ou que não estejam em íntimo contato com estruturas anatômicas nobres.
  • Odontogênicos: derivados de tecidos relacionados à estrutura dental.
    • Inflamatório (radicular), Dentígero, Ceratocisto (tumor odontogênico ceratocístico)
  • Não-odontogênicos ou de desenvolvimento: Cisto do canal incisivo (nasopalatino), cisto nasolabial, cisto linfoepitelial.

Cirurgia de pseudo-cistos dos maxilares: Mucocele, Rânula, “Cisto” ósseo simples ou solitário ou “traumático”.

Cirurgia de Processos proliferativos não-neoplásicos:

• Fibroma cemento-ossificante, Hiperplasias fibrosas, Lesão periférica de células gigantes, Granuloma piogênico.

Cirurgia de lesões fibro-ósseas nos maxilares:

• Displasia fibrosa, Displasia cemento-óssea florida, Lesão central de células gigantes.

Cirurgia de neoplasias benignas dos maxilares (tecidos moles):

• Papiloma, Fibromas, Neurofibroma, Lipoma.

Cirurgia de neoplasias benignas dos maxilares (Odontogênicas):

• Odontomas, Ameloblastoma, Cementoblastoma, Mixoma, Fibroma odontogênico central.

Cirurgia de neoplasias malignas dos maxilares (tumores):

• Carcinoma, Linfomas, Mieloma múltiplo, Sarcoma de Ewing, Neuroblastoma.