Tratamentos

Cirurgia Ortognática

Procedimento cirúrgico odontológico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. A cirurgia ortognática é um procedimento que engloba a associação de um preparo ortodôntico com um tratamento cirúrgico, visando propiciar melhorias estéticas e funcionais na face dos pacientes.

Quando o crescimento dos ossos da face se dá fora dos padrões ideais anatômicos, pode ser corrigido pelo ortodontista (até aproximadamente os dezesseis anos de idade). Em adultos, que consequentemente não apresentam mais crescimento ósseo facial, usa-se a alternativa, em casos graves, de reposicionar os ossos da face cirurgicamente. A cirurgia ortognática está indicada para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico – pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo ou prognatismo mandibular, que consistem, respectivamente, na retrusão ou protrusão da mandíbula. Outros pacientes podem apresentar também problemas de crescimento na maxila ou até associados na maxila e mandíbula.

Para a decisão entre tratamento ortodôntico corretivo ou cirurgia ortognática (que necessita de preparo ortodôntico prévio e posterior), avalia-se o crescimento ósseo facial através de diversas análises clínicas, de modelos e cefalométricas (medidas da face e crânio). Dependendo dos valores obtidos pode-se optar por um ou outro tipo de tratamento.

Importante destacar que essa cirurgia deve ser feita pelo cirurgião bucomaxilofacial, dentista especialista, que teve formação específica na área de oclusão dentária e de cirurgia, que o habilita a realizar tais procedimentos com previsibilidade e ótimos resultados.

 

Depoimentos de pessoas que já fizeram este tratamento: