Laserterapia

A palavra LASER significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, significa “luz amplificada pela emissão estimulada de radiação”. O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser de baixa potência ou laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação anti-inflamatória, analgésica e bioestimulante.

Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos profissionais da saúde, incluindo os Cirurgiões Dentistas. Como toda técnica, porém, é fundamental que se conheça bem seus princípios básicos, principalmente porque os efeitos e o mecanismo de ação do laser são bastante complexos.

Aplicações e indicações na Odontologia

• Alívio da dor – promove o alívio de dores de diversas causas, como de origem pulpar, nevrálgicas, musculares e pós-operatórias;
  • Reparação tecidual – A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo reparação tecidual mais rápida e de melhor qualidade;
  • Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia – aumento da circulação sanguínea local – (efeito anti-inflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos cirúrgicos realizados na boca;
  • A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva e após o clareamento dental.

Mucosite oral

O Laser é uma nova tecnologia que pode ser empregada na prevenção e no tratamento da mucosite. Atualmente, existem dois protocolos de laser para o tratamento da mucosite oral:

• Preventivo: tem o objetivo de minimizar e de evitar o aparecimento da mucosite oral, é indicado para:
    • Transplante de medula óssea;
    • Quimioterapia em altas doses;
    • Radioterapia de cabeça e pescoço;
  • Curativo: pacientes que já apresentam mucosite oral. Nesses casos, a combinação de laser de alta potência com o de baixa potência promove redução significativa das bactérias, alívio da dor e aceleração do processo de cicatrização das lesões.

A aplicação do laser é indolor e os resultados são bastante efetivos, comprovados cientificamente. O importante é realizar a aplicação corretamente, seguindo os protocolos e cuidados definidos pela comunidade científica. Dessa forma, o laser não acarreta efeitos colaterais.

Outras aplicações incluem:

• Dores na articulação da mandíbula;
  • Paralisia facial;
  • Herpes simples (Herpes Labial);
  • Herpes zoster;
  • Hipersensibilidade dentinária;
  • Afta;
  • Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo após extração dentária);
  • Bioestimulação óssea;
  • Cárie;
  • Tratamento de canal;
  • Extração dentária;
  • Língua geográfica;
  • Lesão traumática
  • Nevralgia do trigêmeo: dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano pode sentir;
  • Parestesia: sensações cutâneas subjetivas, como, frio, aquecimento, formigamento, dormência, que podem ocorrer após a anestesia ou cirurgias bucais.

Veja algumas imagens deste tratamento: