Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. Trata-se de uma nova especialidade odontológica. A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); e, em segundo lugar, os idosos têm mais dentes.
Atualmente é possível chegar à terceira idade e ostentar um belo sorriso. E para preservar os dentes saudáveis por mais tempo, os idosos contam agora com um grande aliado: o Odontogeriatra. O profissional especializado nessa área acompanha o processo de envelhecimento e avalia de que forma essas mudanças afetam a saúde bucal. Porém, não é apenas o conhecimento técnico que tem levado pacientes aos consultórios desses especialistas. A compreensão dos problemas da idade é o grande diferencial da odontologia geriátrica.
O processo do envelhecimento causa modificações, sobretudo na musculatura facial, que se torna mais flácida com o passar dos anos, afetando a mastigação e a articulação. Na faixa etária dos 60 anos, também são comuns as cáries e lesões na mucosa. O excesso de medicamentos utilizado pelos idosos gera o ressecamento da boca, que além de provocar os problemas descritos anteriormente, também pode acarretar doenças na gengiva. A falta de saúde bucal pode ser fator de risco para doenças sistêmicas, como diabetes, arteriosclerose, entre outras. Por isso, é preciso uma atenção especial, principalmente na terceira idade.
Para chegar à terceira idade com dentes saudáveis, são necessárias algumas medidas preventivas. Uma alimentação saudável, com equilíbrio nutricional, a prática de exercícios físicos e uma higiene oral adequada, com a utilização de uma boa pasta e uma boa escova, com a complementação do fio dental, são formas de prevenir problemas no futuro. Se for preciso, um antisséptico bucal pode ser usado para complementar a limpeza. A visita ao dentista também é fundamental e deve ser frequente.
Depoimentos de pessoas que já fizeram este tratamento: