Odontopediatria

A Odontopediatria apresenta conhecimentos sobre as diversas faces do crescimento e desenvolvimento auxiliando desde a orientação de hábitos alimentares, hábitos nocivos (uso prolongado de mamadeira, chupeta e chupar dedo), acompanhamento para correção de alterações que necessitam de intervenção ortodôntica, aplicação de flúor, selantes, traumatismos, tratamento de hipoplasias e de cáries, atuando em cada um deles, sempre respeitando a individualidade e peculiaridade de cada paciente.

Bebê: o Odontopediatra deve acompanhar os bebês mesmo antes do surgimento dos primeiros dentinhos, orientando os pais como aliviar o desconforto da primeira erupção, hábitos alimentares, técnicas de escovação.

Criança: nesta fase a prevenção deve ser trabalhada com maior ênfase, cuidando com especial carinho da higiene, técnicas de escovação, cuidados alimentares, aplicação inteligente do flúor tópico e tratamento diferenciado para lesões de cárie.

Adolescentes: na adolescência ocorrem alterações tanto físicas como comportamentais, o que faz com que aumente o risco de desenvolver doenças bucais. O adolescente  muitas das  vezes muda seus hábitos alimentares, aumentando a freqüência do  consumo de carboidratos e doces, e ainda descuida da higiene bucal favorecendo o desenvolvimento da doença cárie e gengivite.

Pacientes especiais: o paciente requer os mesmos cuidados, porém necessita de maior atenção devido as suas limitações. O atendimento deve ser sempre realizado com a família e cuidado preventivo especial.