Prevenção
A odontologia praticada na Primer segue uma tendência mundial, que trata de forma preventiva todos os pacientes.
Nosso projeto de prevenção é amplo e aborda vários fatores que contribuem para evitar a cárie e a doença periodontal (da gengiva e dos ossos que suportam os dentes).
Inicialmente é feito um inventário de saúde do paciente (questionário médico-odontológico).
Nessa consulta denominada Anamnese, é obtida toda historia médica do paciente e informações sobre possíveis problemas de saúde como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc. A partir desse procedimento, pode-se iniciar o tratamento sem riscos ou surpresas desagradáveis.
Prevenção na boca: Nessa etapa, são utilizados materiais didáticos que auxiliam na motivação e condicionamento do paciente para remoção eficaz da placa. São efetuados procedimentos como:
- Técnica de escovação e uso do fio dental
- Profilaxia: remoção da placa bacteriana e cálculo gengival (tártaro)
- Aplicação de flúor: proteção adicional ao dente
- Raspagem, se necessário.
Dessa forma, pode-se esperar sempre um resultado melhor e prolongado do tratamento, pois desde o início o paciente é conscientizado da importância da prevenção.
Manutenção
Manutenção é sinônimo de Prevenção. Nosso projeto de Manutenção tem o objetivo de manter a higiene bucal, a saúde gengival e a integridade óssea dos pacientes que já realizam o tratamento estético e reabilitador.
O projeto de manutenção deve realizado de forma sistemática a cada 4 ou 6 meses, dependendo do tipo de tratamento que cada paciente realizou.
A higiene bucal é essencial para todos os pacientes, principalmente os que fizeram tratamento estético e reabilitador. O paciente é instruído e condicionado a um rigoroso controle da placa bacteriana (escovação e uso do fio dental), evitando novas cáries e garantindo o sucesso prolongado do trabalho.
A saúde periodontal é fator importantíssimo para manter a saúde do paciente como um todo. Ela é essencial para a saúde bucal e para a prevenção de doenças graves como: endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que utilizam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.
São efetuados todos os procedimentos preventivos como:
- Levantamento do índice de placa bacteriana
- Limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato
- Remoção de tártaro
- Aplicação de flúor e outros
A integridade óssea deve ser sempre mantida, pois é o osso que proporciona sustentação à gengiva e aos dentes. É somente através da manutenção da saúde gengival que se mantém a integridade óssea e consequentemente o sucesso do trabalho estético e reabilitador realizado.
Depoimentos de pessoas que já fizeram este tratamento: