Imediato:
Um dente pode ser reimplantado para o seu alvéolo dental, logo após a sua avulsão, ou seja, o seu deslocamento causado por algum acidente. Para que o dente reimplantado tenha maiores chances de permanecer por muito tempo ou até o resto da vida, o ideal é que ele seja reimplantado logo após o sua avulsão. Se por algum motivo, o reimplante não puder ser realizado imediatamente após o acidente, o dente deverá ser mantido dentro de um copo com leite (idealmente) ou com soro fisiológico, até o momento do reimplante.
Após o reimplante o paciente deverá ser acompanhado de tempos em tempos para verificar a necessidade ou não de procedimentos complementares, como o tratamento de canal, por exemplo.
Tardio ou imediato:
Em certas situações, quando o dente não puder ser reimplantando em até 1 ou 2 horas após a sua avulsão, ele poderá ser reimplantado também, desde que sejam realizados outros procedimentos antes do reimplante, como por exemplo, tratamento da superfície da raiz com flúor e obturação do canal radicular (fora da boca).
Observação:
Após a completa substituição da raiz dentária por osso alveolar, será instalado um implante e possivelmente uma coroa provisória (dente) imediata sobre este implante.
Dr. Alexandre tem realizado esses procedimentos há mais de 25 anos e constatado o alto índice de sucesso dos reimplantes imediatos e tardios, através do acompanhamento clínico e radiográfico dos pacientes, por longos períodos.
Estes procedimentos pode ser realizado tanto em pessoas mais jovens (a partir dos 7 anos), quando os dentes ainda estão em desenvolvimento ou em adultos, quando eles já estão completamente formados.
Conheça o projeto “Salve um dente”
Depoimentos de pessoas que já fizeram este tratamento: